A
SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM
O texto mostra uma realidade um tanto assustadora e ao
mesmo tempo desafiadora para os dias atuais. O professor que antes tinha a
tarefa de transmitir conhecimentos sentiu com o tempo a necessidade de
atualizar-se, fazer cursos de aperfeiçoamento, trabalhar mais para sobreviver,
estudar mais, investir em si próprio. Hoje, o desafio vai alem. Como acompanhar
as mudanças da ciência e da técnica, como transformar em conhecimentos a
“enxurrada” de informações que os alunos trazem dentro de suas cabeças e que
aparecem na internet, na televisão, no radio, etc.
Aí
está o paradoxo de que fala o primeiro texto. Quanto mais ferramentas o aluno
tem em mãos, menos aprende por si próprio a pensar, raciocinar, criar e
interpretar de maneira clara e objetiva
determinadas situações, soluções de problemas etc. o aluno de hoje entra
na sala de aula com a cabeça no MP3, no Game, no Orkut, no aparelho de som e,
como não consegue ligar nenhum deles, se desliga da aula.
Um dos pontos mais importante e talvez o mais difícil e desafiador do
ensino nos dias de hoje, é o incentivo à
criação e elaboração de textos com interpretação própria. As ferramentas
tecnológicas devem servir de base para a criação, planilha de cálculos, por
exemplo, pode ser usada para um trabalho de matemática onde o aluno com dados
estatísticos pode criar fórmulas e gráficos. Um editor de textos pode ser usado
para a criação de um jornal com noticias e informações sobre o conteúdo de uma
disciplina. O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de
aula, é não transformar a maquina na principal figura educacional. Professores
e alunos devem ser os personagens que irão usar a criatividade, o raciocínio e
as atitudes ativas para a produção do conhecimento, pois, somente desta forma o
aluno estará sendo preparando para o mercado de trabalho e o exercício da
cidadania.
A tarefa do professor de hoje é muito complexa e vai
muito alem do ensinar. O professor Antonio Nóvoa, em sua entrevista coloca
muito bem quando diz: “a própria
sociedade tem, por vezes, dificuldade em saber para que ela quer a escola. A
escola foi um fator de produção de uma cidadania nacional, foi um fator de
promoção social durante muito tempo e agora deixou de ser. E a própria
sociedade tem por vezes dificuldade em ter uma clareza, uma coerência sobre
quais devem ser os objetivos da escola”.
Em resumo, a escola
precisa de mudanças urgentes para não se tornar uma instituição dispensável.
Mudanças de caráter teórico e prático, mudanças que vão muito alem da
estrutura, do espaço físico e das condições de trabalho. Se as famílias e a
sociedade continuarem esperando que escola resolva todos os problemas de
aprendizagem, esperando receber dela indivíduos prontos, preparados para o
mercado de trabalho e para a cidadania,
estarão indo na contramão do processo. Preparando sujeitos cada vez mais
antiquados e profissionais despreparados
para os desafios e as mudanças que a sociedade requer.
Autoria : Jandir Fransozi