sexta-feira, 20 de julho de 2012

DESAFIOS DE CONVERTER CONHECIMENTO PARA A VIDA


DESAFIOS DE CONVERTER CONHECIMENTO PARA A VIDA
           
O grande desafio da nossa sociedade hoje é a aprendizagem, a sociedade se desenvolve de forma muito ampla e os desafios para conseguir acompanhar esse ritmo são muitos e acompanhar essa evolução fica difícil, inclusive para a escola. Não há dúvida de que o conhecimento é a base de tudo para um desenvolvimento social, cultural e também econômico. E essa necessidade acaba sendo atribuída à escola, essa é a instituição que tem o dever de preparar as pessoas para entrar nesse mundo competitivo, mas os fracassos são evidentes.
Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados? Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços vasios sejam, dedicada a organizar sistemas de aprendizagem informal.
Essa nova cultura de aprendizagem tem seu seus requisitos de adaptações, criando novos espaços respondendo as demandas e exigências necessárias para nos ajudar na transformação da sociedade, essa que acreditamos e investimos com segurança na aprendizagem. As tecnologias da informação nos fazem necessárias formas de alfabetização, porque são poucas as reservas de informações que a escola possui como conseqüência tem incerteza intelectual e pessoal, pois muitas verdades não se tornaram absoletas. Metas de gestão do conhecimento devem ser inseridas como, informação, interpretação, analise, compreensão e comunicação, com isso não faz  com que o professor seja um mero transmissor de conhecimento. É preciso compreender, ser capaz de reorganizar. Para isso, principalmente o professor deve ter uma formação continuada ensinar e aprender, é proporcionar condições para que a aprendizagem seja um processo de construção, e não só armazenar informações sem interpretá-los e por em prática, mesmo na terceira idade para manter ativa a mente, a predisposição também no profissional que interage com o aprendizado.
Uma maneira de conseguir êxito na construção do conhecimento é se aliar ao desenvolvimento, fazendo o uso de tecnologias que podem ajudar e muito no processo ensino-aprendizagem. A escola deixou de ser a única fonte de conhecimento e saber, existe muito mais conhecimento fora da escola. E a escola deve usar todos os mecanismos possíveis para conseguir chegar a esse conhecimento, não ficar restrita apenas aos livros que fazem parte do seu acervo.
Dessa forma a função da escola deixou de ser o único lugar de aprendizagem, ele deve preparar o educando para que o mesmo aprenda fora da escola. Para que o mesmo saiba buscar o conhecimento, onde ele estiver. Para tal proposta é fundamental mudar a forma de ensinar, fazendo uso de todas as ferramentas possíveis que estão ao alcance dos educadores independente do lugar e hora. A aprendizagem passa a ser algo constante desde a infância até a terceira idade.
Nessa proposta os desafios dos educadores se multiplicam, é preciso conhecer bem o aluno, trabalhar com projetos de forma coletiva, criar condições para que se desenvolvam as múltiplas formas aprendizagem conseguindo êxito no seu proposto.
Para melhorar o contexto da educação frente os grandes desafios que estão surgindo, as novas tecnologias estão surgindo como uma ferra muito importante para auxiliar os educadores. Mas o cuidado com essas ferramentas devem ser grandes, fazendo o uso apenas do que realmente interessa e vai trazer um retorno positivo na sala de aula, não usar apenas porque está na moda.
Portanto, todo estimulo a aprendizagem é um conceito e estratégia, principalmente os das tecnologias que proporciona estimulo para que o aprendiz possa construir conhecimento, e não facilidade para a vida cotidiana.

 Autora: Dionilda Salete Frigo

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