DESAFIOS DE CONVERTER
CONHECIMENTO PARA A VIDA
O grande desafio da nossa sociedade hoje é a aprendizagem,
a sociedade se desenvolve de forma
muito ampla e os desafios para conseguir acompanhar esse ritmo são muitos e
acompanhar essa evolução fica difícil, inclusive para a escola. Não há dúvida
de que o conhecimento é a base de tudo para um desenvolvimento social, cultural
e também econômico. E essa necessidade acaba sendo atribuída à escola, essa é a
instituição que tem o dever de preparar as pessoas para entrar nesse mundo
competitivo, mas os fracassos são evidentes.
Nossa
sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um
lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a
sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado
como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou
mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão
menos preparados? Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os
baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo
em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar
que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na
história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo uma
aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços
vasios sejam, dedicada a organizar sistemas de aprendizagem informal.
Essa nova
cultura de aprendizagem tem seu seus requisitos de adaptações, criando novos
espaços respondendo as demandas e exigências necessárias para nos ajudar na
transformação da sociedade, essa que acreditamos e investimos com segurança na
aprendizagem. As tecnologias da informação nos fazem necessárias formas de
alfabetização, porque são poucas as reservas de informações que a escola possui
como conseqüência tem incerteza intelectual e pessoal, pois muitas verdades não
se tornaram absoletas. Metas de gestão do conhecimento devem ser inseridas
como, informação, interpretação, analise, compreensão e comunicação, com isso
não faz com que o professor seja um mero
transmissor de conhecimento. É preciso compreender, ser capaz de reorganizar.
Para isso, principalmente o professor deve ter uma formação continuada ensinar
e aprender, é proporcionar condições para que a aprendizagem seja um processo
de construção, e não só armazenar informações sem interpretá-los e por em
prática, mesmo na terceira idade para manter ativa a mente, a predisposição
também no profissional que interage com o aprendizado.
Uma maneira de conseguir êxito
na construção do conhecimento é se aliar ao desenvolvimento, fazendo o uso de
tecnologias que podem ajudar e muito no processo ensino-aprendizagem. A escola
deixou de ser a única fonte de conhecimento e saber, existe muito mais
conhecimento fora da escola. E a escola deve usar todos os mecanismos possíveis
para conseguir chegar a esse conhecimento, não ficar restrita apenas aos livros
que fazem parte do seu acervo.
Dessa forma a função da escola deixou de ser o único lugar de
aprendizagem, ele deve preparar o educando para que o mesmo aprenda fora da
escola. Para que o mesmo saiba buscar o conhecimento, onde ele estiver. Para
tal proposta é fundamental mudar a forma de ensinar, fazendo uso de todas as
ferramentas possíveis que estão ao alcance dos educadores independente do lugar
e hora. A aprendizagem passa a ser algo constante desde a infância até a
terceira idade.
Nessa proposta os desafios dos educadores se multiplicam, é
preciso conhecer bem o aluno, trabalhar com projetos de forma coletiva, criar
condições para que se desenvolvam as múltiplas formas aprendizagem conseguindo
êxito no seu proposto.
Para melhorar o contexto da educação frente os grandes desafios
que estão surgindo, as novas tecnologias estão surgindo como uma ferra muito
importante para auxiliar os educadores. Mas o cuidado com essas ferramentas
devem ser grandes, fazendo o uso apenas do que realmente interessa e vai trazer
um retorno positivo na sala de aula, não usar apenas porque está na moda.
Portanto, todo estimulo a aprendizagem é um conceito e
estratégia, principalmente os das tecnologias que proporciona estimulo para que
o aprendiz possa construir conhecimento, e não facilidade para a vida cotidiana.
Autora: Dionilda Salete Frigo