quarta-feira, 11 de abril de 2012

A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

                Através do presente texto pretende-se realizar uma abordagem sobre o uso da Técnica nas escolas, seus pontos positivos e negativos, se a mesma contribui ou não para a aprendizagem dos nossos alunos, o que melhorou e ou facilitou na vida do estudante nas escolas informatizadas. Sabemos que as invenções do homem vêm evoluindo desde a idade da pedra, mas sem duvida, é nos últimos cem anos que se deu a maior revolução na ciência e na técnica, muito maior que em toda a história da humanidade. Sem esquecer é claro, da invenção da imprensa em 1450 por Gutemberg que foi um marco histórico e cultural para o conhecimento.
            Penso que a internet veio para facilitar, para aproximar e agilizar o processo do conhecimento, sendo o maior e melhor instrumento pedagógico que as escolas informatizadas possuem.  Como todos os alunos dessas escolas têm acesso as tecnologias de informação, acredito que seja sim necessário normas disciplinares para a utilização adequada das salas de informática. Todos os alunos, absolutamente todos, gostam de trabalhar com os computadores. Alguns talvez por ter a oportunidade de sair um pouco da rotina da sala de aula, outros por curiosidade já que a informação é ágil e rápida. Porem, a maioria, com o acompanhamento do professor de informática e de sala de aula, utiliza o laboratório de maneira correta, isto é, para a pesquisa pedagógica.
            Com a chegada da informática nas escolas, é inegável que houve mudanças positivas para estudantes e professores, visto que a maioria das escolas possuem suas bibliotecas sucateadas e com materiais didáticos pobres e ultrapassados. Entretanto, o aluno precisa estar motivado, ter objetivos bem traçados, saber o que pretende com uma aula de informática e se ela contribui com o ensino-aprendizagem. Cabe portanto ao professor estimular os alunos com temas adequados, de acordo com os interesse e as necessidades dos mesmos, tendo contudo,  bem claro os objetivos conteúdos e avaliação.
            Em primeiro lugar, temos que partir do principio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho ele não é capaz de trazer avanços educacionais. Também é preciso reconhecer que uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bens professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
            É muito importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas ser estimulados a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. De nada adiante pedir para um aluno fazer uma pesquisa na internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruí-los para que os mesmos não façam simples cópias dos textos encontrados nos sites. Apenas copiando o aluno não vai aprender. As orientações devem ser, portanto, no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado.
            Outro ponto importante é o incentivo à criação e elaboração de textos com interpretação própria. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação, planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de matemática onde o aluno com dados estatísticos pode criar formulas e gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com noticias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a maquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem ser os personagens que irão usar a criatividade, o raciocínio e as atitudes ativas para a produção do conhecimento, pois, somente desta forma o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania.
            As aulas com os recursos da informática possibilitam novos avanços, pois além do favorecimento da questão da inserção na tecnologia da informação, o sujeito estabelece novas relações de conhecimento, depuração, reflexão e apropriação da sua nova aprendizagem e este recurso é uma proposta que constrói também cidadania. O sujeito se apropria da tecnologia não como um mero recurso, mas sim como um meio de construir novos níveis de conhecimento. “Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção do mundo”. (Freire, 1983, p. 46)
            A informática educativa com recursos digitais nos leva a perceber o quanto pode ser acelerado o processo de escrita e leitura, quer pela facilidade de encontrar as letras no teclado, pela facilidade de correção de palavras e pela riqueza que a utilização da tecnologia proporciona. A facilidade da produção escrita, a pesquisa e a Internet auxiliam a ultrapassar as barreiras encontradas. Diferentes tipos e tamanhos de letra oportunizam apropriação de conceitos da escrita e leitura e os diferentes recursos permitem o desenvolvimento do senso crítico em termos de construção e elaboração de textos.
Autoria: Jandir Fransozi (Diretor)

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