quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mídia Educacional


Mídia Educacional

Atualmente, vivemos numa sociedade que se caracteriza pela importância crescente e visível das mídias. É incontornável a presença dos meios de comunicação em todos os contextos do cotidiano social, como poderosos meios de aculturação, deformação de consciências e de transmissão de ideologias e valores. Também a vida decrianças e jovens é, desde muito cedo, marcada pelo crescimento num ecossistemamediático. Em concorrência com a família e a escola, os jovens convivem diariamente e sofrem a influência, direta ou indireta, da imprensa, da rádio, da televisão e da Internet.
A consciência do lugar central que ocupam os meios de comunicação na civilização contemporânea é um dado inquestionável. Vivemos hoje numa sociedade em que as mídias desempenham um papel fundamental na vida social, política e cultural, e uma importância significativa na vida cotidiana dos cidadãos em geral, e dos jovens e das crianças em par- ticular. Os meios de comunicação e, mais recentemente, as Novas Tecnologias, modificaram a maneira de construir o saber, o modo de aprender e a forma de conhecer.O mundo não é alheio aos processos de comunicação e muito menos ao efeito dasMedias. As grandes transformações a que assistimos muito devem ao poder das medias, cada vez mais apoiado nas Novas Tecnologias da Informação. A sociedade da informação e da Comunicação em que vivemos é, em grande medida, a “sociedade daimagem”, na qual as chamadas Mídia educacional. Todas estão sendo usadas, mas deveria ser somente de interesse como ferramenta pedagógica para a escola.
As mídias ocupam muito tempo nadas crianças e dos adultos.Em muitas famílias a sala tornou-se um espaço de atividades onde os jovens parecem capazes de conviver sem problemas, usando cada qual o seu meio de comunicação – gerando aquilo que para muitos adultos é um inferno de sons e imagens. Na escola, porém, as novas mídias ainda não conseguiram se estabelecer com tanta firmeza.As mídias ocupam muito tempo na vida das crianças e dos adultos. Em muitas famílias a sala tornou-se um espaço de atividades onde os jovens parecem capazes de conviver sem problemas, usando cada qual o seu meio de comunicação – gerando aquilo que para muitos adultos é um inferno de sons e imagens. Quando falamos em “mídias” estamos incluindo um leque de meios de comunicação, incluindo imprensa, mídias eletrônicas – sons e imagens –filmes, e mídias interativas (multimídia). Ao mesmo tempo, estamos lidando com uma área profissional das mídias que deve ser exercida tanto em relação a um único campo como numa dimensão curricular transversal. Em termos do conteúdo da mídia-educação enquanto campo educacional é comum a distinção entre um ensino das mídias e um ensino que usa as mídias como recurso. Quando os professores ensinam usando as mídias, eles precisam de certo conhecimento prático, combinado com a perspectiva analítica e o conhecimento sobre as linguagens especificados meios. No entanto, pode ser difícil distinguir as duas coisas, como, por exemplo, ensinar sobre as mídias e através delas. Idealmente, enquanto professores, deveríamos conseguir relacionar esses dois aspectos ao usar as mídias. Por exemplo, se você mostra um filme em idioma estrangeiro,deveria ser natural trabalhar numa perspectiva ao mesmo tempo linguística, cultural e midiática.
Talvez estejamos assistindo ao crescimento de um golfo entre os estilos de aprendizagem cultivados pela educação formal e aqueles que caracterizam as experiências extra-escolares das crianças. Seria totalmente falso supor que os jovens já sejam usuários competentes dessas novas mídias ou que eles necessariamente já saibam tudo o que precisam saber.


PROFESORRA: Dionilda Salete Frigo

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