segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O PODER DA MÍDIA


O PODER DA MÍDIA
            Achei simplesmente fantástico o portal do professor. Adorei demais esse trabalho,  principalmente porque minha área é Filosofia e,assim sendo, procuro preservar e sempre forçar os alunos na questão da interpretação tentando analisar os fatos sob o ponto de vista mais critico possível, também por ser um admirador profundo do Filósofo Sócrates.
            Através deste portal, tive acesso a vários vídeos que foram divulgados pela imprensa falada e escrita alguns mais recentes, outros nem tanto, e que merecem uma analise mais aprofundada principalmente por parte dos educadores e seus alunos. Não há como negar que os meios de comunicação possuem o poder de persuasão e manipulação da opinião pública, tanto positiva como negativamente.
            O portal me deu oportunidade de assistir ao vídeo da campanha do Presidente Collor em 1989, que até então não tinha visto. A sutileza com que foi divulgado, e a exploração da vida pessoal do então candidato Lula foi decisiva para a eleição. Por aí percebe-se as armadilhas da mídia, pois, somente quem possui um senso critico mais ou menos apurado é que consegue ver o que há “por trás” de cada noticia.
            Na minha opinião, ainda teremos que enfrentar várias batalhas para vivermos num país verdadeiramente democrático. Muitas coisas precisam ser mudadas para que possamos ter de fato a verdadeira liberdade de expressão que todos queremos, principalmente quando se trata da posse e o uso dos meios de comunicação.
            Penso que aqui no Brasil o direito à informação e a liberdade de posições que uma verdadeira sociedade democrática requer não está sendo assegurada e será muito difícil de isso acontecer. Alem dos obstáculos políticos que precisam ser enfrentados existem os obstáculos econômicos quando se trata da liberdade de expressão. As informações de interesse social e político  estão vinculadas à opinião e a posição não dos jornalistas e repórteres que fazem a comunicação chegar aos ouvintes, mas sim dos proprietários dos Meio de Comunicação de Massa. Os destaques dados a determinadas informações, na maiorias das vezes, revelam mecanismos de manipulação e distorções totalmente contrários a democracia e liberdade de imprensa.


Esse vídeo pode ser visto em :


Autor: Jandir Fransozi 

Publicações populares