Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola nos traz grandes desafios, pois sabemos que hoje essas tecnologias estão em todos os lugares e nosso papel é acompanhá-las para um bom desenvolvimento de nossas tarefas diárias, tanto na escola quanto em casa.
Ao olhar à nossa volta, vemos que boa parte daquilo que utilizamos em nossa vida diária, pessoal e profissional são formas diferenciadas de ferramentas. A maneira de utilização de cada ferramenta para realizar determinada ação, refere-se à técnica. Já a tecnologia é o conjunto de tudo isso: a ferramenta e os usos que destinamos a ela em cada época. O homem primitivo contava também com seu caráter natural de agregação social para superar as dificuldades e os desafios climáticos, de alimentação e de ataque de outros animais. Através dos tempos esses grupos foram evoluindo socialmente e aperfeiçoando suas ferramentas e utensílios.
A democratização do acesso aos novos produtos tecnológicos, como computadores e Internet, é um desafio para a sociedade atual, que demanda esforços e mudanças nas esferas econômicas e educacionais. Para que todos possam ter informações e utilizar de modo confortável as novas tecnologias, é preciso um grande esforço educacional.
Diante dessa realidade, o papel do professor também se altera. Muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar – querem se adaptar ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos e anseiam por oferecer um ensino de qualidade, adequado às novas exigências sociais e profissionais. Colocam-se como mestres e aprendizes, com a expectativa de que por meio da interação estabelecida na comunicação didática com os alunos, a aprendizagem aconteça para ambos.
Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, em atividades de programação de rotinas e processos; de organização, registro acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativo; de simulação de experimentos relacionados com as ciências naturais e sociais; de comunicação e acesso à base de dados via e-mail e Internet.
Esse trabalho se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transportando-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.
Em fim, ser criativo significa ser capaz de recriar-se e de recriar o mundo, ou de inventar as tecnologias que queremos. Por ultimo, e mais importante, é preciso ser cuidantes, e estarmos atentos aos benefícios e malefícios, pois sem o cuidado podemos prejudicar as capacidades criticas e criativas de nossos semelhantes.
Autoria de professora: Jozi Magda Grolli de Cesaro.