Em nossa unidade escolar o laboratório de informática é utilizado pelos alunos de todas as séries e professores. Os alunos utilizam o laboratório para realizar pesquisas, assistir aulas virtuais, digitação de trabalhos etc.
As aulas informatizadas dão o entendimento de que o aluno sente prazer em estar realizando atividades diferentes dentro dos conteúdos programáticos estabelecidos pelos professores.
Na escola em questão não tem em sua grade curricular nem uma matéria especifica de informática. No entanto não há tanta necessidade de haver uma matéria especifica, pois são oferecidos cursos pela prefeitura desde de o básico até o avançado gratuitamente.
A inserção da sala informatizada, foi de grande ajuda e suporte pedagógico, pois antes os trabalhos eram centrados apenas nos livros, e após a sala de informática os campos de aprendizado foram ampliados e hoje pode-se pesquisar muito mais alem do que a biblioteca pode oferecer.
Em contra partida podemos dizer que muitas vezes este instrumento pode fazer com que o aluno acabe ficando “preguiçoso”, não se esforça muito em querer sintetizar os textos por encontra-los prontos, fazendo muitas vezes copias desses, com isso os professores da unidade escolar estão mudando um pouco sua didática, exigindo trabalho mais manuscritos, fazendo assim com que o aluno leia e escreva apenas o que é importante e necessário, diminuindo assim a cópia de artigos e textos da internet.
Após os professores mudarem sua didática, com certeza os alunos estão tendo mais conhecimento, criatividade para elaboração dos seus trabalhos, enriquecendo assim o seu aprendizado e as aulas.
Dentro dos novos parâmetros de informação e educação que a escola esta adquirindo, se pode notar muita diferença, e com certeza para melhor.
A inovação sempre é bom, mas deve-se usa-la com cautela e criatividade para obter bons resultados.