sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ensinar e aprender com as mídias digitais


         Ensinar e aprender com as mídias digitais
            Ensinar é organizar situações de aprendizagem a fim de criar condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto do grupo, do ser humano e da própria identidade.       
            A melhor forma de ensinar é, como efeito aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e de interpretar o mundo e que o leve, efetivamente, a aprender de forma significante e com sentido. Deve, portanto, potencializar o desenvolvimento do aluno a fim de que consiga lidar com as características e com as demandas da sociedade atual, que enfatiza, por exemplo, ser importante que o aluno tenha autonomia para buscar, constantemente, novas aprendizagens.  Almeida e Prado (2005)
            Acredito que educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e torna-se cidadãos realizados e produtivos. Educamos de verdade quando aprendemos com cada coisa , pessoa ou idéia que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, vivenciamos, lemos,compartilhamos e sonhamos, seja na família, na escola, no trabalho, no lazer, etc.
                          Matrizes curriculares
(entrevista com Antonio Nóvoa)
Que competências são necessárias para a prática do professor?
Resumindo, eu tenderia a valorizar duas competências: a primeira é uma competência de organização. Isto é, o professor não é, hoje em dia, um mero transmissor de conhecimento, mas também não apenas uma pessoa que trabalha no interior de uma sala de aula. O professor é um organizador de aprendizagem, de aprendizagens via os novos meios informáticos, por via dessas realidades virtuais. Organizador do ponto de vista da organização da escola, do ponto de vista de uma organização mais ampla, que é a organização da turma ou da sala de aula. Há aqui, portanto, uma dimensão da organização das aprendizagens e dos trabalhos.

            É preciso reconhecer que os professores não possuem apenas saberes, mas também reduzem os domínios dos conteúdos a serem ensinados e aceitar a idéia de que evolução exige que todos os professores possuem competências antes reservas aos inovadores ou aqueles que precisavam lidar com públicos difíceis. Ao nos preocuparmos com as competências estaremos, acima de tudo, lutando por uma formação profissional dos professores baseada na realidade das praticas. Com tudo isso também significa ter meios para fazer a profissão evoluir por meio do desenvolvimento de nossas competências.


Autora: Dionilda Salete Frigo




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