sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hipertexto


Conceituando Hipertexto:

         Hipertexto é o desdobramento de informações cujo objetivo é revelar novos fatos sobre o assunto tratado que pode ser tanto quanto imagético ou filmográfico. Permite ao leitor trilhar por diferentes caminhos para a compreensão do conteúdo. Nesse sentido, cada porta revela uma nova realidade, cada realidade apresenta novas portas.

            Sendo que, devemos refletir e buscar qual é o melhor caminho para buscar estas informações.

 Também podemos dizer que o hipertexto é um sistema de organização da informação no qual certas palavras de um documento, quando selecionadas, exibem texto de outros documentos, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de texto, palavras, imagens ou sons, onde o acesso se dá por hiperlinks. O acesso se dá por diferentes entradas, pois ao começar uma busca os textos de interligam.

Segundo Foucault (1926-1984) concebe o texto em termos de rede e links, afirma que as fronteiras de um livro não são precisas, pois está envolto em um sistema de referências a outros livros, outros textos, outras sentenças: é um nó em uma rede, uma rede de referências.

Hipertexto é um termo cunhado por Theodor Nelson no ano 1963, inspirado pela idéia de que o hipertexto é um texto não linear, porque não há uma linha única para seguir ao lê-lo, mas sim, muitos caminhos possíveis.

Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura para se repensar alguns aspectos da própria educação.

Um artigo acadêmico já guarda em sua forma tradicional uma certa semelhança com um hipertexto, na medida que associa ao texto principal notas com referências a outros textos, citações, ilustrações, críticas, comentários, etc.

Segundo Pozo (2000), que a nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos a partir das diferentes áreas do conhecimento, aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Essa citação é um exemplo de hipertexto, retirado da apostila guia do cursista p.62.

 Em fim, entendemos que o hipertexto é o conjunto de informações disponibilizadas na internet, para busca de determinados assuntos com o objetivo de enriquecer nossa prática pedagógica e nosso conhecimento.


Autoria: Jozi Magda Grolli De Cesaro.

           

Publicações populares