terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Professor e a Mídia-Educação


 
O Professor e a Mídia-Educação

As várias novidades tecnológicas e os diversos meios de comunicação que vem sendo criados a partir do domínio técnico da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação de cultura moral e ideológica, na escola, família e na sociedade em geral. Em nossa escola utilizamos algumas mídias sim, como o Data Show, DVD, Projetor Multimídia o que facilita a inovação. Mas devemos ressaltar que como a pesquisa de Silvio Pereira encontramos sim dificuldades, pois falta capacitação prática principalmente quando se trata do programa Linux. Realizamos cursos ligados a esse programa, mas não na prática que muito ajudaria para melhor desempenhar nosso trabalho. Comentaremos agora um pouco da pesquisa de Silvio Pereira.
A pesquisa realizada por Silvio da Costa Pereira mapeou atividades de mídia-educação que foram realizadas em escolas Florianópolis, onde o mesmo ressalta que hoje a uma explosão do uso de mídias para a comunicação interpessoal e principalmente o uso de novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros, em especial dos mais jovens.
É importante analisar que precisamos o mais rápido possível de uma formação teoria-prática para os professores na área tecnológica, para que possamos estimular os nossos dissidentes de forma prazerosa em seu cotidiano escolar, visto que ainda temos profissionais que não se adaptaram a essa nova era tecnológica.
É uma busca incessante de conhecimentos do mundo moderno, sendo que isso se tornou uma necessidade em estarmos nos atualizando as novas tecnologias, mas que, precisamos saber como usar a ferramenta de forma correta e com criatividade para podermos tornar o espaço escolar interessante, não só para os alunos como também para os professores. Ressaltamos ainda que estimular o aluno nas aulas com as mídias é proporcionar atividades com imagens, sons com audiovisuais, musicas, poesias e outras, fazendo assim um trabalho satisfatório para ambas as partes.
Faz-se, portanto, necessário refletir sobre a presença dessas mídias para que possamos escolher as mais apropriadas as nossas necessidades pessoais e coletivas, quais usos desejamos dar a cada uma, ou quais usos pretendemos evitar.
Citamos o que Silvio Pereira conclui em sua pesquisa sobre Mídia-Educação onde faz a seguinte análise:
Há computadores, maquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis,acesso a internet e ate filmadoras em boa parte das escolas de ensino fundamental de Florianópolis. Mas, não parece estar havendo formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule usos críticos  e criativos. Os gestores das escolas parecem não levar em conta que muitas das professoras atuais nasceram em um mundo sem muitas das mídias disponíveis hoje. Apesar de enxergar que as crianças são consumidoras de um vasto leque de mídias, a maioria das professoras parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser mediadora desses usos. E muitas das que vislumbram tal possibilidade, parecem não saber como fazê-lo.
A pesquisa mostrou a importância de que os professores de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo) quanto a análise critica (leitura) e o uso como meio de expressão (produção) dos meios de comunicações.
Apesar de todas as dificuldades frente ao uso das mídias em nossos cotidiano é importante que os professores repensem sua pratica pedagógica, deixando de lado o tradicional e tenham coragem de promover aulas interessantes, dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais, pois acompanhar a tecnologia é transformar, é buscar é abrir novos caminhos para o ensino-aprendizagem. 

PROFESSORA : JOZI MAGDA DE CESARO


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