O
Professor e a Mídia-Educação
As
várias novidades tecnológicas e os diversos meios de comunicação que vem sendo
criados a partir do domínio técnico da eletricidade e das ondas
eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação de cultura moral e
ideológica, na escola, família e na sociedade em geral. Em nossa escola
utilizamos algumas mídias sim, como o Data Show, DVD, Projetor Multimídia o que
facilita a inovação. Mas devemos ressaltar que como a pesquisa de Silvio
Pereira encontramos sim dificuldades, pois falta capacitação prática principalmente
quando se trata do programa Linux. Realizamos cursos ligados a esse programa,
mas não na prática que muito ajudaria para melhor desempenhar nosso trabalho.
Comentaremos agora um pouco da pesquisa de Silvio Pereira.
A
pesquisa realizada por Silvio da Costa Pereira mapeou atividades de mídia-educação
que foram realizadas em escolas Florianópolis, onde o mesmo ressalta que hoje a
uma explosão do uso de mídias para a comunicação interpessoal e principalmente
o uso de novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros, em especial
dos mais jovens.
É
importante analisar que precisamos o mais rápido possível de uma formação teoria-prática
para os professores na área tecnológica, para que possamos estimular os nossos dissidentes
de forma prazerosa em seu cotidiano escolar, visto que ainda temos profissionais
que não se adaptaram a essa nova era tecnológica.
É
uma busca incessante de conhecimentos do mundo moderno, sendo que isso se
tornou uma necessidade em estarmos nos atualizando as novas tecnologias, mas
que, precisamos saber como usar a ferramenta de forma correta e com criatividade
para podermos tornar o espaço escolar interessante, não só para os alunos como
também para os professores. Ressaltamos ainda que estimular o aluno nas aulas
com as mídias é proporcionar atividades com imagens, sons com audiovisuais, musicas,
poesias e outras, fazendo assim um trabalho satisfatório para ambas as partes.
Faz-se,
portanto, necessário refletir sobre a presença dessas mídias para que possamos
escolher as mais apropriadas as nossas necessidades pessoais e coletivas, quais
usos desejamos dar a cada uma, ou quais usos pretendemos evitar.
Citamos
o que Silvio Pereira conclui em sua pesquisa sobre Mídia-Educação onde faz a
seguinte análise:
Há
computadores, maquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis,acesso a internet
e ate filmadoras em boa parte das escolas de ensino fundamental de
Florianópolis. Mas, não parece estar havendo formação suficiente ou adequada
das professoras que promova ou estimule usos críticos e criativos. Os gestores das escolas parecem
não levar em conta que muitas das professoras atuais nasceram em um mundo sem
muitas das mídias disponíveis hoje. Apesar de enxergar que as crianças são
consumidoras de um vasto leque de mídias, a maioria das professoras parece
ainda não ter se dado conta de que poderia ser mediadora desses usos. E muitas
das que vislumbram tal possibilidade, parecem não saber como fazê-lo.
A
pesquisa mostrou a importância de que os professores de mídia-educação devem
levar em conta tanto o uso (consumo) quanto a análise critica (leitura) e o uso
como meio de expressão (produção) dos meios de comunicações.
Apesar
de todas as dificuldades frente ao uso das mídias em nossos cotidiano é
importante que os professores repensem sua pratica pedagógica, deixando de lado
o tradicional e tenham coragem de promover aulas interessantes, dinâmicas e
criativas utilizando as mídias digitais, pois acompanhar a tecnologia é
transformar, é buscar é abrir novos caminhos para o ensino-aprendizagem.
PROFESSORA : JOZI
MAGDA DE CESARO