O simulado tem formato similar ao do Enem e foi dividido em duas provas, somando 180 questões inéditas. Como o teste é longo, o recomendável é que a prova seja feita em dois dias , assim como no exame nacional.
No primeiro dia do simulado, os alunos responderão 90 questões divididas igualmente entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O segundo dia de provas será destinado a outras 90 questões de Matemática e Linguagens.
O aluno precisa, necessariamente, fazer a primeira prova antes da segunda.
Com o resultado, o participante poderá verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar.
A partir desta segunda-feira (17), aqueles alunos que já realizaram as duas provas poderão ainda acessar o desempenho por área do conhecimento, a classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado e optaram pelo mesmo curso. Para os alunos beneficiados pelo programa do Hora do Enem também está disponível gratuitamente a resolução comentada das questões - uma novidade deste simulado.
A prorrogação do prazo de prova foi motivada por solicitações dos próprios estudantes. "Recebemos, por nosso canal de atendimento, um número significativo de pedidos pela extensão do prazo. O simulado foi o maior até agora e exigia até 9 horas de dedicação, então muitos estudantes encontraram dificuldades em conciliar a prova com outras atividades, como trabalho, estudos e outros vestibulares, que já começam a ser aplicados nesta época do ano.
O simulado tem um caráter preparatório e acreditamos que a prorrogação beneficiará aqueles que mostraram interesse pela oportunidade, mas ainda não puderam participar da prova", comenta Danilo Bardusco, diretor executivo do Geekie Games.
A prova tinha término inicialmente previsto para o dia 16 de outubro. Nas outras edições anteriores, os simulados da Hora do Enem tiveram mais de 1,5 milhão de avaliações realizadas.
Plataforma de estudos
Além dos simulados, o sistema Hora do Enem disponibiliza, de forma gratuita, videoaulas, exercícios e um plano de estudos personalizado para os estudantes do último ano do ensino médio.
Atualmente, a plataforma é utilizada por 1,3 milhão de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Esse número representa cerca de 60% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016. Entre o público geral, o Geekie Games tem 4 milhões de usuários ? o que corresponde a 46% de todos os inscritos no Enem 2016.
Os professores e gestores de escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.