sábado, 25 de junho de 2016

sexta-feira, 24 de junho de 2016

ARRAIÁ SANTIAGO DO SUL: PREPARATIVOS

É NESTE SÁBADO 25/06 O ARRAIÁ SANTIAGO DO SUL. TERÁ APRESENTAÇÕES  E COMILANÇA. VENHA PARTICIPAR DESTA FESTANÇA.

LOCAL: CENTRO DE EVENTOS SANTIAGO DO SUL 

SEGUE IMAGENS DOS PREPARATIVOS:






quinta-feira, 16 de junho de 2016

DIA E FESTAS DE SÃO JOÃO


Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de Junho.
São João é conhecido como o "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.

Origem do Dia de São João

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
FONTE: calendarr.com/brasil/dia-de-sao-joao/

quarta-feira, 8 de junho de 2016

FEIRINHA DA SUSTENTABILIDADE

A feirinha da sustentabilidade tem o intuito de visar e levar os educandos, bem como toda comunidade escolar da Escola de Educação Básica São Tiago a participação de múltiplas atividades de Educação Ambiental e Empreendedorismo Social, transformando aquilo que chamamos de “LIXO” em artes, buscando assim criar possibilidades para o desenvolvimento na formação do educando , tornando-os cidadãos conscientes e responsáveis pela sua corresponsabilidade social na criação de novos rumos possíveis, incluindo-os em experiências significativas de socialização e empreendedorismo.
As mudanças ambientais estão relacionadas com as mudanças nas atividades econômicas que alteram a estrutura do espaço, assim como as relações sociais e culturais.
os municípios da região em que a escola está situada, caracterizam-se economicamente pelas atividades agrícolas e terciarias, tendo seu publico escolar, filhos de agricultores familiares.
Nesse sentido, é importante caracterizar a forma em que está sendo inserida a Educação Ambiental, bem como o empreendedorismo social, com o objetivo de dar oportunidade ao educando aprimor seu nível cultural através de ações de estudos , pesquisas e praticas, procurando propiciar iniciativas, que se incorporem no processo educativo da Escola, na tentativa de conscientização escolar, acreditando que uma educação voltada à realidade do jovem proporciona aos mesmos, além dos conteúdos da grade curricular do ensino formal, informações técnicas e cientificas participativas. Sendo assim, que o mesmo através de práticas de sustentabilidade é possível lucrar, ecologicamente e artisticamente, atingindo os mais elevados ideais de uma educação transformadora de valores pré-estabelecidos e comprometidos com a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que os mesmos estão inseridos.
A partir disto, com a orientação da professora Maria A. O. Luz, da disciplina de geografa, os alunos desenvolveram projetos próprios visando a sustentabilidade, o reaproveitamento de objetos ou produtos. Desenvolveram utensílios domésticos, brinquedos, objetos de decoração e conforto além de uma produção de teatro sobre cuidados que devemos ter com o meio ambiente e reutilização do lixo. Estes foram expostos e apresentados na FEIRINHA DA SUSTENTABILIDADE realizada no dia 07/06/2016 nas dependências da escola.







Publicações populares