O tema oratória pode até parecer repetitivo, mas o fato é que esta técnica é tão importante quanto a qualificação profissional para se obter sucesso no mercado de trabalho. Falar corretamente e se expressar bem já não é mais um diferencial, é uma obrigação. Por isso, tomar cuidado com esses fatores é essencial.
O mundo moderno está cada vez mais ágil, as pessoas já não têm tanto tempo para o lazer. Os e-mails já não são mais lidos até o fim, nem sempre todas as ligações são retornadas e, isso, nada mais é do que o reflexo do dinamismo e rapidez com que as coisas acontecem.
Com o envio de correios eletrônicos e conversas pelo MSN cada vez mais freqüentes, as pessoas têm se relacionado cada vez menos pessoalmente. Mas lembre-se, nem sempre tudo poderá ser resolvido via internet e, saber se relacionar, se expressar e se comunicar estão entre os principais fatores para o bom convívio e sucesso das empresas e dos profissionais que nela trabalham.
A expressão oral mais do que nunca tem sido analisada e levada em consideração. O mercado de trabalho está exigindo que todos os profissionais possuam fluência verbal. Isto se dá devido à importância da apresentação de informações e expressão de dados que sejam compreendidos para facilitar a tomada de decisões, afirma a professora de Oratória Moderna da UNIFAE Centro Universitário, Nancy Malschitzky.
Segundo ela, saber se comunicar com clareza e expressar suas idéias para agregar valor é a principal exigência do mundo corporativo.
Além disso, um profissional pode obter inúmeras vantagens com a técnica, como: aprender a apresentar projetos com maior segurança; ter credibilidade ao fazer seu marketing pessoal; utilizar técnicas que propiciem maior entendimento de sua mensagem; ter postura positiva em suas apresentações, demonstrando autoconfiança e autocontrole. (Nancy Malschitzky)